Alopatia é a medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação oposta aos sintomas a fim de restabelecer a saúde. Os medicamentos alopáticos podem ser cápsulas, pós, soluções, suspensões, xaropes, pastilhas, entre outros.
Trata-se de um método de tratamento em que se utiliza plantas medicinais, em suas diferentes preparações, sem uso de substâncias ativas isoladas.
As formas farmacêuticas poderão ser chás (ervas rasuradas), tinturas e extratos secos ou pós em cápsulas. A fitoterapia deve ser usada sob orientação de um profissional habilitado, pois mal usada pode trazer riscos à saúde.
As formulações dermatológicas possuem indicação estética e medicinal. Estão incluídos os cremes, loções, géis, shampoos, talcos, pomadas, soluções, entre outros
As essências florais são extratos líquidos de flores, com seguimento vibracional para trabalhar harmonizando estados mentais, emocionais e espirituais em desequilíbrio. As essências florais agem por meio dos vários campos de energia do ser humano, influenciando o bem estar mental, emocional e físico. Cuidam do aspecto interior, refletem na saúde física e evitam doenças psicossomáticas. Os florais podem ser preparados em solução alcoólica a base de Brandy ou solução não-alcoólica.
Os medicamentos controlados somente podem ser manipulados mediante retenção da via original da receita de controle especial e/ou notificação azul, conforme legislação vigente (RDC 344/98 DA ANVISA). A receita precisa estar na validade, sem rasuras, assinada e carimbada pelo médico prescritor.
Os hormônios normalmente são prescritos em caso de necessidade de reposição hormonal ou para tratamento de patologias. As principais formas farmacêuticas utilizadas são cápsulas, géis transdérmicos e loções.
Os suplementos alimentares têm como objetivo adicionar nutrientes à dieta, complementando-a. São indicados aos praticantes de atividade física para ajudar no desempenho e na recuperação; como também podem ser receitados para pacientes convalescentes ou com deficiência de algum nutriente específico.